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Gestão de Pessoas

No Banco Votorantim os profissionais são orientados e motivados por uma gestão comprometida com a sustentabilidade do negócio. A liderança exerce papel fundamental na disseminação das estratégias e práticas de gestão de pessoas, contribuindo para o engajamento e performance dos colaboradores.
 
A área de Recursos Humanos atua como parceiro estratégico no desenvolvimento de ações que suportam o crescimento do negócio, além de proporcionar o desdobramento das diretrizes institucionais a todos os colaboradores, promovendo ações voltadas à gestão do capital humano e à manutenção dos valores e cultura organizacional.
 
As principais frentes de atuação da área de Recursos Humanos contemplam as seguintes iniciativas:

Captação de Talentos

Gestão de Desempenho

Remuneração

Gestão de Talentos


Educação Corporativa


O Banco investe de forma contínua e estratégica na formação de seus colaboradores, em um modelo que estimula o desenvolvimento e fortalece os valores e cultura organizacional.

No 1S13 foram 17.933 horas de capacitação e 19.759 participações, sendo 1.084 presenciais e 18.675 em cursos à distância, com o total de 152 temas.

Escola BV: dissemina a cultura, valores da empresa e desenvolve as competências essenciais para o aumento do desempenho individual e da excelência organizacional, tendo como foco ações institucionais. Em 2013 houve ampliação dos Convênios Educacionais, que apoiam o processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores por meio de parcerias com instituições de ensino que oferecem descontos para a realização de cursos de curta e/ou longa duração;

Banking School: promove ações de desenvolvimento técnico e específico alinhadas às práticas e expertises de cada área de negócio. Neste semestre foram lançadas trilhas de desenvolvimento para as áreas de Crédito, Wealth Management & Services e Ouvidoria;

Escola Mercado, Estratégia e Clientes: apoia o desenvolvimento comportamental e a capacidade de visão estratégica, criando um ambiente de aprendizagem específica para ações relacionadas à gestão de clientes e mercados. Em 2013 foram capacitadas equipes do Negócio de Varejo no novo modelo de virtualização de filiais; e

Escola Liderança, Pessoas e Resultados: desenvolve a excelência na gestão de pessoas e dos negócios, qualificando os líderes para um ambiente altamente competitivo. Neste semestre houve um avanço no alinhamento conceitual Learning Agility para mapeamento de talentos e potenciais.


Gestão de Clima e Comunicação


Com a preocupação genuína de monitorar e manter um ambiente de trabalho agradável, o Banco disponibiliza a todos os colaboradores os canais de comunicação “RH com Você” (Ouvidoria interna) e “Central RH” (Consultoria de processos e atendimento de RH).

Para assegurar que o clima esteja em consonância com a cultura, valores e diretrizes estratégicas da organização, a Consultoria Interna também atua de forma estratégica na gestão e monitoramento do clima.

Em 2013, o programa de relacionamento com os colaboradores “Viver Bem” foi reformulado agregando recursos para proporcionar satisfação, saúde e segurança dentro e fora do ambiente de trabalho, abordando os temas: Saúde, Hábitos, Convivência e Facilidades.